HubSpot

Ajude a manter o blog. Faça sua contribuição de qualquer valor clicando no botão abaixo.

PALESTRAS E ENCONTROS

Sua paróquia ou sua comunidade precisa de formação, fale com seu pároco e entre em contato pelo e-mail: carloscasabela@hotmail.com .



segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

VOCABULÁRIO BÁSICO DO CATEQUISTA - LETRA O


O objetivo deste vocabulário é oferecer explicações mais simples de palavras religiosas mais comuns, necessárias para o conhecimento e formação dos catequistas.


OBLAÇÃO – Ato de oferecer um sacrifício.
OFÍCIO DIVINO – Ver Liturgia das Horas.
ONIPOTÊNCIA – Atributo (qualidade) exclusivo de Deus indicando que ele tem poder de realizar tudo.
ONIPRESENÇA – Atributo exclusivo de Deus = Ele pode e está presente em todos os lugares ao mesmo tempo.
ONISCIÊNCIA – Atributo exclusivo de Deus = Ele conhece todas as coisas e sabe tudo a respeito delas.
ORAÇÃO – É o diálogo do homem com Deus. Há vários tipos de oração: mental (meditação silenciosa), espontânea (com as próprias palavras), litúrgica (com palavras dos livros litúrgicos e feita nas celebrações), individual e comunitária.
ORÁCULO – Uma sentença que manifesta a vontade de Deus ao homem. No AT era enunciado pelos profetas e sacerdotes, como: anúncio de salvação e castigo contra as nações pagãs. Normalmente inclui o termo “não temas”.
ORDEM – Sacramento pelo qual se confere a um homem o ministério sacerdotal ordenado. É o único sacramento que tem graus: diaconato, presbiterato e episcopado.
ORDEM RELIGIOSA – Estado de vida de homens e mulheres que, aspirando uma vida cristã mais radical, vivem os conselhos evangélicos da pobreza, castidade e obediência em comunidade, num Instituto aprovado pela Igreja.
ORDEM TERCEIRA – Associação de cristãos leigos vinculados a uma ordem religiosa, adotando uma espiritualidade a partir de sua própria condição.
ORDENAÇÃO – Rito litúrgico pelo qual se confere o Sacramento da Ordem.
ORDINÁRIO DO LUGAR – O bispo ou prelado ao qual foi confiado o governo de uma diocese ou outra circunscrição eclesiástica.
ORTODOXIA – Significa uma doutrina verdadeira, oposta à heterodoxia.
ORTODOXO – Aquele que professa a verdadeira doutrina. Também significa o membro da Igreja oriental separada de Roma.
OSTENSÓRIO – Peça de ouro ou prata onde se coloca a hóstia grande consagrada. Usa-se na Adoração, Benção do Santíssimo e na procissão de Corpus Christi.

Nenhum comentário: