HubSpot

Ajude a manter o blog. Faça sua contribuição de qualquer valor clicando no botão abaixo.

PALESTRAS E ENCONTROS

Sua paróquia ou sua comunidade precisa de formação, fale com seu pároco e entre em contato pelo e-mail: carloscasabela@hotmail.com .



sábado, 29 de novembro de 2008

VOCABULÁRIO BÁSICO DO CATEQUISTA - LETRA N


O objetivo deste vocabulário é oferecer explicações mais simples de palavras religiosas mais comuns, necessárias para o conhecimento e formação dos catequistas.


NATAL – É a festa do Nascimento de Jesus celebrada no dia 25 de dezembro; teve início no ano 356, em Roma. O motivo da escolha da data foi para se opor à festa pagã do Sol invictus: Cristo, ao nascer, é o sol da justiça e a luz do mundo.
NAZARENO – Natural de Nazaré, pequena aldeia da Galiléia. Aplicado a Cristo nos Evangelhos e aos seus discípulos (At 24,5).
NAZIREUS – ou consagrados. Eram os israelitas fervorosos que faziam votos a Deus de não cortar o cabelo e de não tomar bebidas fermentadas. Sansão (Jz 13,5-7,14); João Batista (Lc 1,15).
NÔMADES – do grego, significa andar vagando pelos campos, em busca de pastagens. Povos nômades são aqueles que perambulavam sem meta fixa, à procura de condições melhores de vida.
NOMES - Revelam a essência de uma pessoa ou do seu destino. Dar nome é também dominar (Gn 2,20). Segundo a Bíblia, uma mudança de nome indica uma nova etapa de vida: de Abrão para Abraão; de Jacó para Israel; de Simão para Pedro; de Saulo para Paulo.
NOSTRADAMUS - Miguel de Nostradamus (1566), médico judeu-francês, dedicou-se à astrologia e às artes ocultas. Fez predições apresentando-as como revelações de Deus. Seu estilo obscuro se presta a diversas interpretações.
NOVA ALIANÇA – Para os cristãos, a Nova Aliança entre Deus e a humanidade realiza-se plenamente em Jesus Cristo, que com o seu sangue renova a Aliança do Sinai.
NOVA ERA – (em inglês: New Age). Surge como filosofia e cultura dos tempos modernos e não como religião. Seus adeptos professam idéias contrárias ao cristianismo, considerando um “Cristo cósmico” que virá na nova era de aquário. Divulgam-nas por meio da música, literatura, símbolos e ilustrações.
NOVA JERUSALÉM – Os profetas, com esta expressão, indicam a existência de uma cidade ideal, oposta à Babilônia, na qual se congregariam todos os povos, quando se cumprissem as esperanças messiânicas.
NOVO TESTAMENTO OU NOVA ALIANÇA – é a parte da Bíblia em que se encontra o anúncio da pessoa de Jesus Cristo. O NT compõe-se de 27 livros inspirados por Deus e que fazem parte do cânon da Bíblia como o AT. São: 4 Evangelhos, Atos dos Apóstolos, 13 Cartas de São Paulo, Carta aos Hebreus, 7 Cartas Apostólicas e o Apocalipse, todos redigidos no século I.
NOVÍSSIMO – Chamam-se novíssimos as últimas realidades da vida do ser humano na perspectiva da fé cristã: morte, juízo, inferno e paraíso.
NUNCIATURA APÓSTÓLICA – Representação diplomática do Vaticano junto aos governos civis, exercendo, ao mesmo tempo, a função informativa entre o Pontífice Romano e a Igreja Católica de cada país.
NÚNCIO APOSTÓLICO – Representante do Papa, como embaixador da Santa Sé, junto ao governo de um país.
NÚMEROS (simbolismo dos) – Há números na Bíblia que não tem valor aritmético, são símbolos, tais como: 3 pessoas da SSma. Trindade; Deus 3 vezes Santo, 4 elementos na filosofia: fogo, água, terra e ar ou os 4 cantos da terra; 7 como número completo e perfeito: 3+4=7 ou 3x4=12; 12 tribos e 12x12=144 do Apocalipse indicam a totalidade do povo de Deus; 40 anos é a duração de uma geração; 666 é o número da besta do Apocalipse, significando a imperfeição máxima (composto de trÊs 6, pois o nº 6 = imperfeição). Pode-se também interpretar com a soma das letras que formam o nome do imperador romano.

Nenhum comentário: