HubSpot

Ajude a manter o blog. Faça sua contribuição de qualquer valor clicando no botão abaixo.

PALESTRAS E ENCONTROS

Sua paróquia ou sua comunidade precisa de formação, fale com seu pároco e entre em contato pelo e-mail: carloscasabela@hotmail.com .



quarta-feira, 26 de novembro de 2008

VOCABULÁRIO BÁSICO DO CATEQUISTA - LETRA L


O objetivo deste vocabulário é oferecer explicações mais simples de palavras religiosas mais comuns, necessárias para o conhecimento e formação dos catequistas.


LADAINHA – Oração em que se alternam invocações e respostas. As mais usadas são a dos Santos e a de Nossa Senhora. Rezam-se as ladainhas em procissões, ordenações e na Vigília Pascal.
LATIM – Língua originária do Lácio (antiga região da Itália) e falada em todo o Império Romano. Durante séculos foi a língua oficial da Igreja Católica, usada principalmente nas celebrações litúrgicas.
LATRIA – Culto de adoração devido só a Deus – único e verdadeiro.
LAVA-PÉS – Gesto de Jesus na última Ceia quando institui a Eucaristia e o Sacerdócio. É repetido na Quinta-Feira Santa quando o ministro, bispo ou sacerdote testemunha o exemplo de Jesus que veio para servir e não para ser servido.
LECTIO DIVINA – Expressão latina que significa “Leitura Divina”. Originariamente era a leitura bíblica feita pelos monges. Usamos hoje para definir a Leitura Orante da Bíblia.
LEGIÃO - Regimento de 600 homens no exército romano. Nos Evangelhos o termo é geralmente usado para designar um grande número de anjos ou demônios, por causa de seu poder.
LEI – No AT tem o sentido de orientação e manifestação da vontade de Deus em todos os setores da vida. Para os israelitas tem o mesmo sabor que o Evangelho para os cristãos.
LEI DE MOISÉS – Todas as leis dadas aos israelitas por intermédio de Moisés. As mais importantes são os 10 mandamentos.
LEIGO – No sentido dogmático do Concílio Vaticano II são os membros do povo, batizados e fiéis a Deus.
LEITORATO – É o ofício conferido a algumas pessoas para que proclamem a Palavra de Deus nas assembléias litúrgicas.
LEVIATÃ – Grande animal aquático, monstro do caos e símbolo do Egito (Jó 40,15-20; Sl 74,14; Is 27,1); seu aniquilamento será o triunfo de Deus.
LEVITA - Membro da tribo de Levi designado para o sacerdócio.
LEVIRATO – Lei que obrigava o casamento da viúva sem filhoscom o cunhado, o irmão de seu falecido marido (cf. Dt 25,5-10; Mt 22,23-33) para manter a herança no âmbito da família.
LEVÍTICO – Terceiro livro do Pentateuco. Em sua maior parte trata de assuntos relacionados ao culto e às leis rituais.
LIMBO – Falava-se do limbo como lugar para onde iam os justos AT até a vinda de Cristo e destinado às crianças mortas sem batismo. Hoje, a teologia considera que as crianças que morrem sem o batismo não ficam privadas da visão e gozo de Deus no céu.
LITURGIA – Nome de origem grega, significa “serviço prestado ao povo”, culto comunitário. Ação sagrada, ordem e forma para a celebração dos ofícios divinos, pela qual os cristãos louvam a Deus e são santificados por Ele, em Cristo, através dos ritos.
LITURGIA DA PALAVRA – É a primeira parte das celebrações sacramentais (batismo, missa, matrimônio...) que contém leituras bíblicas, cantos e homilias. Distingue-se da Celebração da Palavra.
LOUVOR – É parte essencial do culto a Deus que deve ser exaltado em sua grandeza ou em suas ações e proclamado pelos cristãos.
LÚCIFER – Portador de luz, é outro nome dado ao diabo ou satã (Lc 10,18).
LUTERO – Monge agostiniano, teólogo que desencadeou a Reforma Protestante, em 1517.

Nenhum comentário: