HubSpot

Ajude a manter o blog. Faça sua contribuição de qualquer valor clicando no botão abaixo.

PALESTRAS E ENCONTROS

Sua paróquia ou sua comunidade precisa de formação, fale com seu pároco e entre em contato pelo e-mail: carloscasabela@hotmail.com .



segunda-feira, 24 de novembro de 2008

VOCABULÁRIO BÁSICO DO CATEQUISTA - LETRA J


O objetivo deste vocabulário é oferecer explicações mais simples de palavras religiosas mais comuns, necessárias para o conhecimento e formação dos catequistas.


JAVÉ – Nome de Deus mencionado na Bíblia e assumido pelo povo israelita na oração e no culto. É composto de 4 letras: YHWV. Encontramos a sua significação em Ex 3,13-15; 34,6s.
JEJUM - Abstenção voluntária de alimentos. No judaísmo é praticado com fins espirituais, em sinal de arrependimento ou luto, ou para pedir a assistência divina. No cristianismo, o jejum é um gesto de penitência e busca da conversão do homem a Deus.
JERUSALÉM – Cidade santa, centro religioso e espiritual das religiões judaica, cristã e islâmica. JESUS – Em hebraico Yeshua e significa “Javé é a salvação” ou “Javé salva”. Nasceu em Belém (Judéia, na Palestina), viveu em Nazaré (Galiléia), foi morto em Jerusalém, por volta do ano 30 de nossa era.
JUBILEU – Em hebraico, Yobel é o toque de uma trombeta feita com chifre de carneiro. De 50 em 50 anos, ao som deste toque, celebrava-se com alegria um ano santo que libertava os escravos, os devedores e os pobres (cf. Lv 25,8-10).
JUDAÍSMO – Inicia com Abraão que aceita um Deus único e verdadeiro e continua com Moisés, que recebeu de Deus os 1º Mandamentos. Estes e o Pentateuco (Torá) são considerados a base do judaísmo.
JUDEUS - Nome, que no início designava apenas os descendentes de Judá, filho de Jacó. Os hebreus, ao voltarem do cativeiro da Babilônia foram localizar-se no sul da Palestina, conhecida por Judéia, daí foram chamados de judeus.
JUÍZO FINAL – Doutrina sustentada pelo cristianismo e pelo islamismo, que afirma a sua realização, no final dos tempos, depois da ressurreição, na decisão sobre o destino eterno dos homens.
JUSTIÇA – Nas religiões monoteístas, principalmente as bíblicas, significa a relação entre Deus e os homens. Deus é justo, porque é santo e digno. Quem aceita o plano de Deus passa a ser também justo.

Nenhum comentário: