HubSpot

Ajude a manter o blog. Faça sua contribuição de qualquer valor clicando no botão abaixo.

PALESTRAS E ENCONTROS

Sua paróquia ou sua comunidade precisa de formação, fale com seu pároco e entre em contato pelo e-mail: carloscasabela@hotmail.com .



quinta-feira, 20 de novembro de 2008

VOCABULÁRIO BÁSICO DO CATEQUISTA - LETRA G


O objetivo deste vocabulário é oferecer explicações mais simples de palavras religiosas mais comuns, necessárias para o conhecimento e formação dos catequistas.


GALHETAS – Duas jarras pequenas de vidro, onde se coloca água e vinho, para serem usados na celebração eucarística.
GEENA – Era um vale, lugar onde se queimava o lixo da cidade. O fogo que ardia continuamente nessa grande lixeira passou a ser o símbolo do castigo dos maus.
GENEALOGIA – Quadro de antepassados de uma pessoa ou família. Encontramos essas genealogias, freqüentemente, na Bíblia. Mateus apresenta a genealogia de Jesus centraliza na descendência de Davi (cf. Mt 1,1-17) e Lucas salienta que Jesus é descendente de Adão (cf. Lc 3,23-38) – Jesus é o segundo Adão que salva a humanidade.
GÊNEROS LITERÁRIOS – São os recursos bíblicos que apresentam as formas de expressão comuns entre as pessoas de uma época ou cultura, onde se explica sua maneira de ser, pensar e agir.
GENTIOS – Palavra de origem latina que significa pagão ou idólatra; eram os que não pertenciam à religião judaica. Os romanos a usavam para designar os que não eram romanos. Nos tempos cristãos este termo significava os não-batizados.
GENUFLEXÃO – Gesto de dobrar um dos joelhos, ao entrar na Igreja, diante do sacrário e do Santíssimo Sacramento.
GLÓRIA – Para os hebreus estava associada a Javé enquanto se revela em sua majestade e em seu poder. É o louvor às três pessoas da Santíssima Trindade. No NT está ligado à pessoa de Cristo, Filho de Deus, Senhor da Glória.
GOËL – Em hebraico, quer dizer: o parente próximo que, na falta do pai deve assumir a família (cf Lv 25,47; Rt 2,20; 3,13).
GRAÇA – Favor, bondade. A Bíblia geralmente usa esta palavra para descrever o amor de Deus para com as pessoas. É o favor especial de Deus que torna possível as pessoas serem salvas do pecado. Dom gratuito da salvação; o perdão de Deus (cf. Ef 2,8).

Nenhum comentário: