HubSpot

Ajude a manter o blog. Faça sua contribuição de qualquer valor clicando no botão abaixo.

PALESTRAS E ENCONTROS

Sua paróquia ou sua comunidade precisa de formação, fale com seu pároco e entre em contato pelo e-mail: carloscasabela@hotmail.com .



quarta-feira, 19 de novembro de 2008

À LUZ DA VIDA, À LUZ DA BÍBLIA


Para iniciarmos este tema tão importante, comecemos com o seguinte questionamento:
· Como a Bíblia está presente na catequese de sua comunidade? Muito presente? Pouco presente?

A Bíblia ocupa um lugar especial na catequese. Pois esta tem como tarefa importante a iniciação bíblica do catequizando. A catequese deve colocá-lo em contato com a Palavra de Deus, para encontrar nela a força na caminhada de sua vida, no crescimento de sua fé.
Muitas vezes, na catequese, há maior preocupação com a doutrina a ser transmitida aos catequizandos do que com a vivência da Palavra de Deus.
A Palavra de Deus é de fato anunciada aos catequizandos quando ajuda a clarear o Projeto de Deus para nós, hoje. Como?
1- Procurando comparar a Palavra de Deus com a REALIDADE em que vivemos. A situação de vida do povo é sempre o “chão” da leitura bíblica. Recorrer a Bíblia para iluminar o nosso hoje. Comparar as situações semelhantes do Povo de Deus com a nossa.
2- Todo texto da BÍBLIA deve ser aprofundado, levando em conta a situação do povo no tempo em que foi escrito, para iluminar a nossa situação hoje. O Estudo da Sagrada Escritura supõe tomar o Livro em nossas mãos e manejá-lo com muito gosto e interesse. O gosto pela Bíblia exige iniciação e prática.
AO CATEQUISTA CABE A TAREFA DE:
· dar uma introdução, levando o catequizando a ter conhecimento básico sobre a Bíblia e ensinar a manuseá-la;
· procurar que os catequizandos tenham conhecimento dos pontos importantes da História da Salvação;
· ajudar a confrontar a vida, seu comportamento, com a Palavra de Deus;
· esclarecer as dúvidas e dificuldades;
· despertar nos catequizandos o gosto pela Bíblia.
3- A Bíblia deve ser lida e refletida num grupo de fé e de oração, porque a Bíblia é o Livro da COMUNIDADE. A partir da comunidade o grupo vai se tornando, um grupo de amizade, de oração e de ação catequética.

Podemos comparar estes três elementos: Realidade – Bíblia – Comunidade com o tripé de uma mesa. Há necessidade dos três pezinhos para que a mesa fique firme.
A Bíblia na catequese pode ser usada com diferentes métodos. Um dos métodos é a leitura bíblica dos 4 LADOS. Este método ajuda a encarnar o texto bíblico numa realidade concreta.
Jesus viveu numa certa época, num país de determinada situação social – econômica – religiosa – política. Podemos analisar os textos bíblicos usando essa técnica que nos ajuda a unir a leitura bíblica com a realidade do povo da Bíblia.
Como era a situação da Palestina no tempo de Jesus?
Lado econômico: Como vivia o povo? O que comia? Quais os tipos de trabalho? O que produzia? Qual o salário? Quais os impostos? Quais eram os ricos e os pobres?
Lado social: Com quem Jesus se relacionava? Quais as classes de pessoas que existiam? Quais seus interesses?
Lado político: Quem estava no poder? Como o povo era organizado? Quais eram os partidos? Quais os conflitos?
Lado ideológico-religioso: O que as pessoas e os grupos sociais pensavam da vida? E da sociedade? O que pensavam da religião? Como praticavam a religião?
Lembremo-nos que o texto bíblico nunca é neutro; a partir de uma realidade há lutas, conflitos e esperanças.
Esse estudo ajuda a avaliar o método da leitura bíblica na nossa catequese. Que a luz da Palavra de Deus seja luz para a nossa vida.

· Como usar a Bíblia na catequese? Trocar experiências com o grupo de catequistas.
· Analise com o grupo o 1º capítulo do Evangelho de Marcos e procure descobrir os seus quatro lados: econômico – social – político – religioso.


Fonte: Folheto Ecoando 8 - formação interativa com catequistas - Editora Paulus

Nenhum comentário: